Entenda o que é um guarda-roupa cápsula e aprenda a montar o seu

Tenha um guarda-roupa cápsula pra chamar de seu

Nosso comportamento como sociedade é o que direciona a moda para o lançamento das tendências que iremos seguir. 

Os novos tempos pede consciência por menos produção de lixo, poluir menos o meio ambiente e de se viver de forma mais sustentável e menos agressiva a natureza em todos os aspectos.

O que vem na contramão do consumismo exagerado da moda fomentada pelo fast fashion (moda descartável).  

Mas ora bolas, Carollee! O que diacho a moda tem a ver com meio ambiente?

O ciclo vicioso causado pelo consumismo de moda

Indiretamente, tem tudo a ver, pois o consumismo exacerbado gera um ciclo vicioso bastante nocivo ao meio ambiente.

Guarda-Roupa capsula

 

Ou seja, quanto mais se consome, mais se produz… quanto mais se produz, mais se gera sobras (lixo no planeta), mais contamina o meio ambiente com os diversos tratamentos e tingimentos artificiais utilizados nessa indústria, além do alto consumo de água do planeta nas diversas lavagens dos tecidos, entre muitas outras questões.

Outro fator relevante, ao tentar desacelerar o consumismo está ligado a responsabilidade social, pois quanto mais se produz, mais se faz necessário a mão-de-obra de produção, o que poderia ser bom a geração de empregos, entretanto, não é bem assim, quanto num mercado tão competitivo se almeja lucro.

Guarda-Roupa capsula em contraponto as lojas de fast fashion

 

Inúmeras foram as lojas do ramo fast fashion acusadas de utilizar a mão de obra  de países carentes e pagando valores muito inferiores ao praticado no mercado.

Acima de tudo, caracterizando a prática de mão de obra quase escrava de pessoas prestando serviços em fábricas clandestinas, sem qualquer direito trabalhista, por horas a fio e com remuneração insignificante ao valor de venda da peça produzida.

Guarda-roupa capsula e o consumismo

 

Aí, a gente se pergunta, o que o nosso inofensivo guarda-roupa tem a ver com isso tudo? sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade social…?  

Tem tudo a ver, se ele (nosso guarda-roupa) estiver abarrotado de peças que não usamos e continuamos a consumir mais e mais, apenas para não perder aquela PROMO da lojinha fashion.

A importância em aderir um guarda-roupa cápsula

A onda do guarda-roupa minimalista vem tentar estimular o consumo consciente, e a este guarda-roupa compacto e versátil que chamamos de cápsula.

Ao contrário do que se pensa, num guarda-roupa capsula deve conter TUDO que precisamos para nosso dia a dia e para todas as ocasiões, entretanto não deve conter NADA que seja em excesso ou descartável.

 

A mágica está em investir em peças versáteis, duráveis, de boa qualidade e que combinem com seu corpo e estilo de vida, além de produzirem diversas combinações entre si.

Como montar o seu guarda-roupa cápsula

O guarda-roupa minimalista (capsula) geralmente é composto de 30 a 40 peças, e digo “geralmente” porque depende do seu estilo de vida, entretanto, para se compor o básico do seu guarda-roupa é necessário que ele seja composto por no mínimo:

15 peças de cima,

9 peças de baixo,

2 vestidos,

2 casacos e

9 pares de calçados.

Lembrando que roupa íntima, pijama e de fazer academia não incluem nessa contagem, bem como as roupas de festas a rigor que são muito específicas a determinadas ocasiões e pouco utilizadas no período de um ano.

Quer saber o que ter de essencial no seu guarda-roupa minimalista e que não falte nada para estar sempre bem vestida? veja o post “Peças essenciais do guarda-roupa sofisticado, enxuto e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *