Adidas – entenda porque nós e inúmeras celebridades amamos a marca
Por que Adidas é nossa marca queridinha?
Quem nunca deu aquela “requebradinha” ao curtir o clipe Gettin’ Jiggy Wit It lançado nos anos 90 pelo (até hoje) “gato”, Will Smith? E para entrar no clima do post e começar entender a relação Adidas & Pretos, basta dar o play no vídeo e espiar o figurino do lindão na dancinha chiclete da década – clica aí! E a gente volta a conversar após você curtir a coreô!
Calma, chega de replay, volta ao post vai… Som que gruda! Então vem no ritmo para não perder o foco da chamada…
Figurino Fabolous! Ao requebrar os quadris, a moçada exibe o tradicionalíssimo agasalho, em azul brilhante, com a marca das três listras! Deixa rolar o som e vem comigo para saber o início deste “caso de amor” (imagético, magnético and international) com essa bela marca.
Não é novidade aos pretos brazucas, há pouco tempo, a falta de representatividade na publicidade Made in Brazil. E sem atenção a gente… vaza!
Então, fica impossível não G-A-M-A-R na marca que, mesmo em produções realizadas, até pouco tempo somente na gringa, nos representa em TODAS as suas campanhas! É questão de pele, com os mais belos modelos negros convocados em número igual ou superior, comparado ao casting de modelos brancos, ou variadas vezes, na totalidade – destaque para a campanha Pink Beach assinada pelo cantor e produtor Pharrell Willians composta integralmente por modelos da raça negra.
Envolve muito mais que campanhas publicitárias e a lindos e por vezes anônimos modelos negros.
O brilho nos olhos diante de uma ADIDAS tem início na historinha da marca…
Era uma vez um alemão, Adolph Dassler, filho de sapateiro, lá em 1920… muito observador, o rapaz acreditava, na ideia de haver calçados específicos para cada esporte!
Pois é, já flertava com a gente… e foi nas Olimpíadas da década seguinte, em Berlim, que começamos a selar esse amor, quando atletas usando o tênis Dassler conquistaram 40 medalhas de ouro, e por tabela, veio a consagração do lendário atleta americano negro Jesse Owens com a conquista de 4 desses desejados pingentes dourados! Sim, histórias de amor tem jóias envolvidas!
E para criar um clima, geralmente tem um vilão: Hitler no recalque mandou fechar, logo no início da Segunda Guerra Mundial, a fábrica “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler) as atuais ADIDAS e PUMA – apelidos fofos e, em especial, pronunciáveis fora da Alemanha, mais comerciais, portanto, hehehe).
Isto mesmo, galera! ADIDAS e PUMA pertencem ao clã dos irmãos Dassler – Rudi fundou a PUMA e ADI (como Adolph era chamado) juntou seu apelido às iniciais do seu sobrenome “DASsler” criando a fantástica marca ADIDAS.
Bem… e considerando que em história de amor também tem intriga, essa ousadia do Adi tornou os brothers inimigos e rivais para todo o sempre! Acontece…
E não é nada que impeça o nosso final feliz com a marca: sucessivas vitórias dos atletas olímpicos exibindo os tênis Dassler consolidaram o sucesso da marca até a atualidade.
Nos anos 80, Run DMC apresentam a cultura Hip-Hop ao mundo, trajando Adidas! Nos 90, hora do lançamento do clipe Gettin’ JiggyWit It, a ADIDAS já é tão famosa que passa, além de esportiva, ao status de marca de moda com a junção aos grupos Salomon, TMG e Maxifli concorrendo diretamente com o mercado da Nike Golf.
Em 2005, entre os altos e baixos do colossal mercado internacional, após se desvincular da Salomon e comprar a Reebok por milhões de dólares, a Adidas recupera posição de liderança no mercado mundial de produtos esportivos. E por mais alguns milhões torna-se patrocinadora oficial da liga profissional de basquete americana, a NBA, em mais um lance dessa longeva relação com nossos corações apaixonados por esporte (o meu!) que se rendem a todo o charme da marca e desses bailarinos chamados jogadores, marcando para sempre as famosas três listras como marca desejo, talvez imortal.
Com a marca fortemente vinculada as figuras estelares dos lendários jogadores (de maioria esmagadora da raça negra) o marketing ADIDAS identifica e reconhece a potência comercial que tem nas “mãos” e passa investir, pesado, em patrocínio a esportes diversos e a utilizar em T-O-D-A-S as suas campanhas casting de modelos, astros, craques e celebridades negras- precisa escrever, ainda mais, o porquê ADIDAS tornou-se a nossa queridinha? Simmmm, porque para lacrar o MKT, Adidas extrapola as linhas de quadra, une-se em parceria com marcas consagradas de moda e segue quebrando recordes com os astros da música e do esporte para assinar e batizar as coleções.
E aí? Como não trincar de desejo pela marca depois dessa surra de astros e estrelas que nos representam, num mix com muito design e inovações tecnológicas bacanérrimas lançadas a cada coleção.
Irresistível! Porque o brilhantismo da estratégia publicitária é flecha de cupido em corações carentes de identidade! Sacou?
Por fim, na atualidade, Adidas consagra-se como a segunda maior empresa esportiva do mundo na cola da Nike e líder na Europa valendo segundo a consultoria britânica Interbrand cerca de US$ 6.699 bilhões estando entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.
Diante deste cenário de sucesso, vem a reflexão: marqueteiros no Brasil, o maior país negro fora da África, estão dormindo!? – ou alguém ainda pode dizer que “negro” não vende!?
Então fica aí, a dica de reflexão aos marqueteiros brasileiros, que ainda não se ligaram na força comercial de nossos modelos, talentos da música, esporte, craques e celebridades. Bora! pensar fora da caixinha e fazer diferente por aqui… para ninguém reclamar que nossos amores são gringos!
Go Power!
E a febre Adidas não abateu somente os gringos – celebs da música e do esporte brazucas também “abraçaram” a marca! Espia o casting.
Texto e edição: Carollee Dutra
Revisão: Alessandro Pellegrini
Respot de www.todosnegrosdomundo.com.br