Colar de Miçanga na cintura para substituir o Band-Aid no umbigo na cura e proteção

Colar de miçanga para cintura

Colar de Miçanga, Contas de Cintura, Colar de Cintura ou ‘Djonu’

Colar de miçanga, Contas de Cintura, Colar de Cintura ou ‘Djonu’ é o acessório tradicional africano, cultural e espiritual, usado abaixo do umbigo em boa parte do continente africano pelas mulheres com a finalidade de cura e proteção. O acessório consiste em pequenas contas de vidro, ou miçangas em um barbante usado na cintura, ou nos quadris. Eles vêm em cores e formas diferentes e também podem incluir pedras decorativas, cristais ou penduricalhos.

As contas de cintura, como também são denominados os colares de cintura, são usadas há séculos por mulheres em muitas culturas da África Ocidental. Nos anos mais recentes, elas ganharam popularidade entre as mulheres no Ocidente. Elas também são chamadas ‘contas de barriga’ ou correntes de cintura com contas.

Colar de Miçanga utilizado como acessório estético

No Gana, Nigéria, Senegal e outros países da África Ocidental, as contas da cintura são um símbolo de feminilidade, fertilidade, sensualidade e bem-estar espiritual. Atualmente, na África e nas Américas, as mulheres usam contas de cintura para fins estéticos e práticos.

O que poucos sabem, é o poder e a funcionalidade do uso das contas de cintura conforme as tradições de alguns países africanos, razões pelas quais as contas da cintura continuam a ser um acessório tão popular para as mulheres em todo o mundo.

Cura e Proteção

As mulheres africanas dispensam o band -aid no umbigo para afastar as energias negativas, pois as Contas de Cintura no Gana e em outras partes da África Ocidental, tradicionalmente, ao ser adicionado encantos e óleos perfumados tem a finalidade em atrair pretendentes e/ou proteger contra energia negativa. Atualmente, no ocidente, muitos artesões de colar de miçanga para cintura incorporam tecnologias de cura folclórica em suas peças, como cristais para cura de chakra.

Contas de Cintura com cristais usados com a finalidade de cura a proteção a energias negativas

Consciência do corpo

Ao contrário dos números em uma balança, as contas da cintura são mais compatíveis com a positividade do corpo. Mulheres de todos os tamanhos e formas podem usar confortavelmente contas na cintura para adornar o corpo. Existem contas de cintura ajustáveis ​​disponíveis que caibam de maneira diferente com base no peso ou em alterações do corpo em determinados períodos do mês, como o inchaço no período pré menstrual.

Colar de Cintura pode ser usado em mulheres de todos os tamanhos e formas

Maturidade

Em partes do mundo onde as contas da cintura são uma tradição cultural, as contas são frequentemente associadas à feminilidade, maturidade e crescimento.

No Gana, os bebês são tradicionalmente adornados com contas de cintura durante suas cerimônias. Somente as meninas, no entanto, continuam a usar as contas à medida que envelhecem. Em muitas tradições da África Ocidental, as mães amarram um par de contas de cintura das filhas durante a primeira menstruação para simbolizar sua passagem para a feminilidade.

As contas de cintura também marcam a transição para um novo estágio da vida. Por exemplo, as contas que uma garota usa durante a puberdade diferirão das que ela usa depois do primeiro filho.

Colar de Miçanga ou  ‘Djonu’ são associados a feminilidade e a maturidade

Intimidade e fertilidade

Muitas mulheres ao redor do mundo usam contas de cintura em ambientes íntimos para aumentar sua sensualidade. As contas da cintura também podem estar intimamente associadas à fertilidade. Algumas mulheres usam contas específicas durante o sexo quando estão tentando engravidar.

Entre os povos Ashante e Krobo, em Gana, contas ou penduricalhos maiores são adicionados às contas da cintura de uma mulher quando está fértil, para que ela faça barulho ao caminhar e alertar possíveis pretendentes nas proximidades.

Em outras culturas, as contas da cintura são usadas sob a roupa para, apenas seus parceiros escolhidos, verem. Contas de cintura especiais também estão disponíveis para mulheres grávidas. Elas são pensadas ​​para fornecer proteção para a mãe e o bebê em crescimento.

‘Djonu’ – acessório tradicional africano cultural e espiritual

 

Herança e orgulho

Enquanto mulheres de todas as raças e etnias usam contas de cintura, este acessório tem origens inconfundivelmente africanas. As contas de cintura são uma maneira popular das mulheres negras da diáspora se conectarem com seus antepassados ​​e celebrarem sua herança e práticas culturais.

Muitas mulheres na diáspora não têm conhecimento direto de sua linhagem na África Ocidental devido ao comércio transatlântico de escravos. Recuperar tradições culturais, como as contas da cintura significa as mulheres negras poderem recuperar a oportunidade de seguir as tradições de seus ancestrais.

Contas de Cintura como símbolo de herança ancestral

Postura

As contas da cintura podem ajudar a pessoa a ficar mais consciente do estômago e da postura. As contas se ajustam de maneira diferente, dependendo de como alguém está sentado e respirando. Eles podem servir como lembrete para sentar-se ereto, envolver os músculos do estômago, relaxar as costas e respirar adequadamente.

Colar de Miçanga com cristais

Individualidade

O melhor benefício das contas da cintura é como elas são individuais. Você pode usar quantas contas quiser e pode usá-las por qualquer motivo que desejar. Elas são um meio poderoso de auto-expressão. E a mulher, de forma individual, quem decide onde deseja que as suas contas fiquem no seu corpo. Se quer na sua cintura, em seus quadris ou no umbigo, assim como, eu escolho usar.

Contas de Cintura ou ‘Djonu’ utilizado como acessório da forma e no gosto individual de cada mulher

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *