Quem é Darren McCoy, atual diretor criativo da Dr Martens

‘Dr Martens’ contrata Darren McCoy como diretor criativo para liderar a equipe de design da famosa marca britânica de calçados

Darren Mckoy é originalmente de Sheffield, Inglaterra, inicou sua jornada na Dr Martens, há mais de sete anos, chegando a assumir a função de diretor mundial de categorias de ‘produtos’, antes disso, foi responsável mundial da categoria de calçado. A nomeação de McKoy como diretor criativo ocorre num dos melhores momentos da empresa, há um ano, muito bem cotada na bolsa de valores com registro de sólidos resultados de vendas e de lucros, fortalecidos por enorme demanda pelas tradicionais botas robustas e funcionais da marca. E, conforme afirma a contratante, Darren McCoy “é simultaneamente um curador e um inovador”.  E, como fã da marca, McCoy usa a Dr Martens ‘desde sempre’  acreditando na necessidade em manter e destacar a história e o legado” da marca.

Presenteado por sua mãe com um par de botas Dr Martens, ainda na escola, atualmente, compra botas semelhantes, porém com toque contemporâneo e sutis toques de modernidade, nas lojas de Oxford Street. Adepto ao estilo descolado, o designer combina suas botas com jeans e camiseta, explanando: “Eu moro na cidade ‘louca’ que é Londres! A melhor coisa para mim, é a diversidade da cidade, as pessoas, música e comida, e a enorme variedade oferecida a qualquer momento. Somos mimados pela escolha. Há constantemente coisas legais acontecendo na cidade”. Simpatizando do rap, brinca que se pudesse conhecer alguém, vivo ou morto, sua escolha seria conhecer o rapper Tupac e o lavaria ao Nando’s comprar um prato de frango completo! E, no passeio, perguntaria quem atirou nele.

Durante uma entrevista, ao ser perguntado o que defende, McKoy respondeu sem rodeios: “Eu defendo a resistência”.

 

Darren Mckoy – atual diretor criativo da marca britânica Dr Martens

A forte relação entre a ‘Dr Martens’ a moda e a música

A Dr. Martens liga a seu DNA uma história de rebeldia associada ao fundador da marca e atual Gerente Global, um profissional de pensamentos livres, criativos e ligado a diferentes subculturas, além da música. O histórico da Dr. Martens ligado a música e as subculturas é herança das séries limitadas de coleções em homenagem a bandas como Sex Pistols,  Joy Division e de novas bandas com artistas independentes, além de promover coleções em homenagens a artistas negros como Jean-Michel Basquiat, e fazer parcerias com a comunidade LGBTQ+  reforçando os valores da marca e seus discursos de liberdade de expressão, rebeldia, diversidade e luta. Isto mostra que a Dr Martens vai além de comunicar sobre sua história em comercializar calçados, explicando o fato da marca, há anos, ser considerada um ícone na moda, na música e na cultura jovem

 

Modelos com botas Dr. Martens

 

A Dr Martens também promove todos os anos concertos que celebram a liberdade de expressão e os diferentes estilos musicais e artistas que se identificam com seu dna. Para além dos concertos gratuitos realizados em suas lojas, a marca também realiza festivais gratuitos de pequeno porte, como a Stand For Something Tour, que passa por diferentes cidades e países. Toda essa liberdade confere ao indivíduo o poder de escolher enquadrar-se em determinados grupos sociais com que mais se identifica, fato que ocasionou o surgimento das chamadas “tribos”, como os góticos, os punks, os hippies, dentre outros.

 

Imagem de capa do blog oficial Dr. Martens

A marca trabalha a questão da autoestima, tema central na moda como processo de afirmação, para nos sentirmos aceitos, realizados, e se sentir bem. É uma busca pela zona de conforto e do autoconhecimento (tanto para si como para se posicionar em relação ao outro) mediante o uso dos artifícios da moda. O sentido de estilo é de assinatura pessoal, traços característicos que passam a pertencer a esta pessoa e que é adquirido num “pacote” quando consumidos marcas como a Dr Martens.  A partir dos anos 60, a moda começou a ter um papel mais expressivo na vida social e a influência dos Beatles foi determinante para a transformação que causaram na moda masculina americana, principalmente na quebra de padrões. Os movimentos subculturais como o rock, o punk e o hip-hop funcionaram como uma maneira alternativa encontrada pela juventude de se opor às modas dominantes da época, criando, assim, movimentos com músicas, roupas e ideias diferentes e revolucionárias, causando uma mudança nas relações entre estrutura social e estilos, modas e comportamentos dominantes.

Modelos com botas Dr. Martens

As transformações que a moda associada a determinado estilo musical proporcionaram na sociedade, surge nos guetos urbanos americanos mudando radicalmente a forma desses sujeitos consumirem e se mostrarem ao mundo, assim como alterou a indústria fashion passando a observar esses comportamentos como tendências de moda. Antes de o rap americano ser comercializado, a moda girava em torno da população branca, é a partir do rap que a indústria da moda passou a reconhecer o poder dos afro-americanos e dos latinos como consumidores/produtores de tendências.

 

Darren McCoy

 

Em 2010, a marca Dr. Martens revitalizada celebrou o seu cinquentenário: cinco décadas que testemunharam a adaptação da marca por um leque diversificado de tribos, celebridades, músicos e indivíduos de pensamento livre — cada um subvertendo e transformando as botas e sapatos para as suas próprias necessidades pessoais, atitudes e identidade. Em 2003, pouco após completar 40 anos de existência, as vendas da marca declinaram drasticamente e todas as fábricas no Reino Unido, exceto uma, foram fechadas para evitar falência. A marca então transferiu a sua produção para a Ásia, focando sua produção no Reino Unido, apenas para a linha vintage. A Dr. Martens então começou a revitalização da marca em parceria com famosos estilistas de todo o planeta, que reinterpretaram e personalizaram o clássico modelo 1460 da Dr. Martens. Esta revitalização trouxe para a marca um novo público jovem, ligado nas tendências de moda, nos emergentes e aclamados estilistas a cada estação.

 

Imagem divulgação campanha publicitária Dr. Martens

As funções anteriores de McKoy apontam ao talento do designer que tem em seu currículo trabalho a marcas renomadas como a Asics Europa, Asics Tiger e Onitsuka Tiger, The North Face e na Adidas Originals. Darren McCoy  ao assumir ao novo carto na Dr. Martens, declarou:

“Foi uma transição suave para mim, assumir esta função, porque temos designers e criativos muito talentosos aqui. A minha enorme responsabilidade é manter o legado que nos trouxe até onde estamos hoje” — MC KOY, DARREN.

 

Imagem divulgação campanha publicitária Dr. Martens

 

Fonte

  • Site oficial Dr Martens.
  • TCC de Mestre em Branding e Design de Moda, autora: Érika Maria Cavalcante Aragão.

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