Você sabe terminar um relacionamento amoroso? a resposta está aqui

Saiba como terminar um relacionamento amoroso de acordo com um especialista

Terminar um relacionamento romântico, geralmente, é uma droga. Afinal, há uma razão para todas essas músicas de separação. Embora pareça ser mais fácil para pessoa que irá romper a relação do que a pessoa que receberá a notícia do término, acredito que seja desafiador para ambos os envolvidos. Como não há dois relacionamentos iguais, isso significa que também não há dois rompimentos iguais; portanto, mesmo que você saiba que um relacionamento precisa terminar, ainda pode não ter certeza de como terminá-lo. Para ajudá-lo a enfrentar esse desafio, um especialista em relacionamento respondeu o que você precisa saber para responder de que forma e quando terminar um relacionamento romântico.

 

Sinais de que você DEVE romper a relação

Antes de passar pelo processo real de terminar com alguém, você tem que decidir se é isso que deve fazer. Embora haja um milhão de razões pelas quais um rompimento pode ser a melhor opção, geralmente a razão do término deverá se resumir a: — você deve romper com seu parceiro se os problemas que você está enfrentando na relação não puderem ser resolvidos e você já ter tentado resolve-los por diversas vezes, sem sucesso. “Se os casais esgotaram todos os esforços para fazer reparos na relação — seja aconselhamento de casais, conversas múltiplas, falta de proximidade, embora tenha havido tentativas de se conectar — e  sentem que o relacionamento está danificado além do reparo, pode ser hora de concretizar o término, afirma Kristen Casey, psicólogo e proprietário da Evolve Psychological Services.

Preste muita atenção aos padrões de comunicação em seu relacionamento, especialmente se seu parceiro o respeita ou não. “Se há falta de amor ou respeito, geralmente é um sinal de que o casal está caminhando para uma separação”, diz o Dr. Casey.

Outro sinal de que você deve terminar com seu parceiro é se sua segurança está em risco de alguma forma. “Se houver algum tipo de risco para a saúde (física ou mental), bem-estar ou vida, ou se for um relacionamento abusivo”.

Sinais de que você NÃO deve romper a relação

Se você está lutando para terminar ou não, isso é completamente normal. Se existirem fatores que você está disposto a trabalhar com seu parceiro para reconstrução da relação, e é um ambiente saudável para fazê-lo, procurar ajuda profissional pode valer a pena. “Se houver amor, uma vontade de se inclinar e consertar as coisas, e você ver um futuro um com o outro, pode ser útil participar de terapia de casais”, diz o Dr. Casey. E nem sempre se houver um rompimento, pode não se tratar de um rompimento permanente.  Considere a separação com a opção de uma possível reconciliação”, diz Bahar.

Avalie sua segurança antes de romper a relação

Antes mesmo de considerar como você se sentirá após o término, considere sua segurança em primeiro lugar. “Pergunte a si mesmo: ‘Eu sinto que minha segurança física seria comprometida se eu terminar com essa pessoa?'” Dr. Casey diz. Para aqueles que estão em um relacionamento abusivo, ou aqueles que têm parceiros que apresentam características e traços de violência doméstica, isso é especialmente importante a ser considerado.

Se você sentir que sua segurança pode estar em risco após terminar com alguém, crie um plano de separação que garanta seu bem-estar antes de prosseguir com término. “Nesse caso, você pode considerar métodos virtuais de separação, como telefone, texto ou e-mail”, aconselha o Dr. Casey. “Eu também sugeriria notificar um amigo ou membro da família sobre a situação para você ter mais apoio durante o rompimento.” Lembre-se que proteger sua segurança física e emocional é o mais importante.

Gerencie suas emoções ANTES do rompimento

Aprender a terminar com alguém realmente começa com o gerenciamento de seus próprios sentimentos e pensamentos da melhor maneira possível antes mesmo que o rompimento ocorra. “Quando você está terminando com uma pessoa, evite terminar quando estiver em um estado de espírito emocionalmente reativo”, diz Bahar. “Dê um passo para trás antes de tomar a decisão.”

Como você provavelmente está em um momento emocional quando planeja um rompimento, Bahar sugere que você se volte para dentro para obter ajuda para obter o controle de suas emoções como a chave para desenvolver uma base para um rompimento mais positivo e eficaz. “Ouça sua mente sábia, ou sua própria sabedoria”, diz Bahar. “Bahar observa que sintonizar sua própria sabedoria interior — seja por meio de sua fé, uma prática espiritual ou qualquer outro meio — será um ótimo ponto de partida para iniciar um rompimento de maneira saudável.

“Fazer isso desempenha um papel em como você se relaciona consigo mesmo e como constrói relacionamentos com os outros”, diz Bahar. “Esse será o seu guia sobre o que é saudável e congruente com quem você é, e quando você recebe essa orientação de dentro, você usa práticas de comunicação saudáveis ​​durante um rompimento”.

COMO romper com alguém

Após assegurar sua segurança, ser aberto e honesto sobre o desejo realista de se separar é uma boa abordagem para terminar com seu parceiro. Os motivos para uma separação variam, talvez falte química, talvez você tenha descoberto que não tem interesses comuns suficientes, você pode tê-lo pego trapaceando com o acordo feito por vocês para a relação, ou talvez seus objetivos de vida não se alinhem mais com os seus.

“De qualquer forma, você pode ter uma conversa pessoalmente ou uma conversa por texto”, diz o Dr. Casey. “Tudo depende do seu conforto.” Antes de iniciar a conversa com seu parceiro, pode ser benéfico praticar o que você vai dizer. “Tenha a conversa consigo mesmo primeiro, como um teste”, sugere o Dr. Casey. “Olhar-se no espelho e conversar consigo mesmo sobre como você deve expressar sua decisão pode ser útil como um ensaio.”

Quando terminar com alguém que você AMA

É difícil deixar seu parceiro quando você ainda o ama, porém, só porque você ama alguém não significa haver problemas que só o amor pode resolver. Em algumas situações, romper é uma solução melhor do que permanecer em um relacionamento com problemas insolúveis. “Talvez você ame a pessoa, mas há estresse não resolvido ou problemas de comunicação que não podem ser trabalhados”, diz o Dr. Casey.

Pode ser difícil ouvir o que eles têm a dizer, mas peça aos entes queridos que forneçam seus pensamentos e opiniões sobre seu relacionamento para lembrá-lo por que você está terminando com seu parceiro em primeiro lugar. “Eu consideraria entrar em contato com amigos para obter mais informações”, disse o Dr. Casey. “Talvez as pessoas que gostem de nós, tenham visto coisas que deixamos de lado e também podem nos ajudar a lembrar as razões pelas quais deveríamos terminar.”

Criar uma lista também é uma ferramenta benéfica para terminar com alguém por quem você ainda tem sentimentos. “Fazer algumas listas pode ser útil quando pensamos em terminar com alguém que amamos”, diz o Dr. Casey. Enquanto anota as coisas, algumas coisas importantes a serem consideradas são os prós e os contras de terminar — imagine o que você ganharia e o que perderia ao terminar o relacionamento. Também é útil observar quais atributos e traços de disposição você deseja em um parceiro e comparar se essas características se alinham ou não com a pessoa com quem você está atualmente. Finalmente, como seria sua vida se você ficasse com seu parceiro?

Quando se trata de um rompimento com um parceiro que você ainda ama, permita que os princípios do amor — respeito, amizade, carinho e consideração — guiem a maneira como você se comunica e reage ao longo do processo de separação. “Se você está terminando com alguém que você ama e cuida, puxe os elementos que acompanham o amor, e isso irá direcionar sua resposta sobre como terminar e como cuidar de seu parceiro enquanto você passa pelo rompimento. “, diz Bahar.

 

Como LIDAR com uma separação

Lidar com uma separação é colocar você e suas emoções em primeiro lugar. É provável que você passe por uma série de sentimentos, especialmente logo após uma separação. “É normal que as pessoas se sintam tristes, aliviadas ou zangadas após um rompimento”, disse o Dr. Casey. Após uma separação, honre essas emoções e permita-se senti-las enquanto redireciona o foco de volta para você como indivíduo. O Dr. Casey encoraja aqueles que estão lidando com uma separação a passar tempo com os amigos e fazer coisas que envolvam muito autocuidado, seja um dia de spa ou a leitura de um bom livro.

As consequências de um rompimento que envolva um parceiro abusivo ou um relacionamento categorizado como doméstico violento exigirão que você coloque um plano de segurança em ação. “Quando você está terminando com alguém que é violento, luta contra o abuso de drogas ou tem um histórico de comportamento abusivo, isso pode colocar seu bem-estar em risco”, diz Bahar.

Conforme a One Love Foundation nacional sem fins lucrativos, as medidas de segurança para romper com um parceiro abusivo incluem identificar e apoiar-se em seu sistema de apoio antes, durante e depois de uma separação; permitir que amigos, familiares ou outro adulto de confiança saibam que você está terminando com seu parceiro; terminar virtualmente se você não se sentir seguro, ou se for pessoalmente, terminar em um lugar público.

 

1 thought on “Você sabe terminar um relacionamento amoroso? a resposta está aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *