Yoga Kemética – Saiba 06 principais diferenças entre Yoga Africano X Indiano

Yoga Kemética (Kemetic Yoga) a prática ancestral de equilíbrio e cuidado do corpo e da mente. 

Mas Carollee, o que é Yoga Kemética?

Yoga Kemética é uma prática ancestral de equilíbrio e cuidado do corpo e da mente de origem africana. E, a partir daqui, entendemos que o Yoga Kemética vem da África e não da Índia. O que podemos notar durante a prática quando observamos as posições de relaxamento que imitam deuses do antigo Egito.

Yoga

Não sei vocês, mas quando leio sobre essas técnicas ancestrais sempre me pergunto, “mas o que esse tipo de prática ancestral pode me ajudar em meu dia a dia?”

É, aí! Que a Kemética nos conquista porque em tempos tão difíceis com tantos desafios, isolamentos e doenças fazer uso dessa filosofia pode ser a garantia do nosso equilíbrio mental. É, através de técnica de autodesenvolvimento, que foca nos padrões de respiração, que a Kemética nos ajuda no equilíbrio e cura de nossa mente-corpo-espírito.

O mais interessante ao conhecer o Yoga Kemética, é perceber outras perspectivas sobre a história e a tradição do Yoga, até então, consolidado no Brasil (e no mundo) como sendo uma filosofia e prática indiana. Porém, basta observamos uma parede de um templo egípcio para notarmos diversas imagens de deusas e faraós em posições do Yoga. Simples, assim, percebemos que as poses do Yoga nasceram na nação africana, de povos das antigas civilizações egípcias, e, não na Índia.

Imagem de antigas civilizações egípcias.

Um dos pontos positivos ao conhecermos a Kemética é celebrarmos a diversidade e a inclusão da prática do Yoga, popularizada por afro-americanos na década de 1970, que buscavam se reconectar às suas raízes. Em linhagem, o Dr. Asar Hapi e o Mestre Yirser Ra Hotep são o Avô e o Pai, respectivamente, do Kemetic Yoga na América”.

Saiba que no Brasil, a principal referência da técnica ancestral africana é Ana Carolina Oliveira dos Santos, uma baiana conhecida como Ana Sou, sendo a primeira instrutora certificada no país pela Yoga Skills of Chigado/USA. Em 1994. Ana descobriu a Kemética durante sua formação em Hatha Yoga (base indiana) e se apaixonou. Desde então, a professora baiana divulga a prática, paralelo aos ensinamentos através do grupo Pérolas Sagradas sobre feminino e sexualidade para mulheres negras.

Nos EUA, a referência gringa é Cynthia McCoy conhecida como Basu Cynt. MacCoy descreve o Yoga Kemética como “… uma antiga forma Afrakan de Yoga baseada na cultura do antigo Egito; conhecido como Kemet, Terra dos Negros. A professora explica que: “Os habitantes originais do Egito e do Nordeste da África foram os povos Keméticos, que construíram uma das civilizações mais antigas conhecidas pelo homem. Eles desenvolveram uma filosofia e um sistema que abrangia o autodesenvolvimento do corpo, da mente e do espírito. Em suma, é esse sistema – que reconhece a África como a raiz da civilização, da religião e da espiritualidade – que chamamos de Kemético ou Yoga Africano.

Carol Society, assim como muitos que estão lendo este post, estamos curiosos sobre as diferenças entre a prática de Yoga Kemética da indiana.

A professora, Cynthia McCoy, afirma que, embora algumas das posturas sejam as mesmas, “uma das diferenças é que as posturas indianas são em sânscrito.  A palavra Yoga é derivada da raiz sânscrita “yup” e significa “juntar” a “jugo”. Na tradição Kemética, a palavra Yoga ou Sema, ou Smai Tawi, significa a unificação das duas terras.  Cynthia, aponta quais são as 3 principais diferenças, entre outras.

Em primeiro lugar, as poses principais na tradição kemética imitam as antigas divindades egípcias cujas semelhanças são representadas nas paredes dos templos egípcios e nos textos hieroglíficos; enquanto no Yoga indiano as posturas têm várias origens – por exemplo, algumas foram criadas por atletas, outras para treinamento na milícia, algumas são baseadas em movimentos de animais e outras podem ser baseadas em histórias ou mitos antigos.

A segunda e grande diferença entre as filosofias, é que existe apenas uma categoria de Kemetic Yoga, ao passo que existem vários estilos de Yoga Indiano.

A terceira diferença está relacionada à perspectiva. Para os afrodescendentes, o Yoga indiano é representativo da cultura do “outro”. No entanto, Kemetic Yoga é ‘nosso’ porque é curado para atender às nossas necessidades específicas. A transformação pode ocorrer através de uma perspectiva africana – tornando-a cultural e espiritualmente relevante para a pessoa de ascendência africana, bem como mais inclusiva, mais acessível e mais identificável do que o Yoga indiano. ”

 

Yoga

Resumindo, as 06 principais diferenças entre Yoga Africano X Indiano,

Hieroglíficos egípcios

 

A Kemetic Yoga vem da África e não da Índia;

As posições imitam deuses do antigo Egito;

Kemetic Yoga é baseada na filosofia de Maat, que foca no equilíbrio e na harmonia do universo;

O Yoga Kemética é mais lenta que muitas categorias de Yoga indiana;

O foco é no relaxamento e na meditação ao invés de atletismo;

Só há uma categoria de Kemetic Yoga, enquanto o Yoga indiano pode ser dividido na Hatha, Bikram, Vinyasa e outras.

 

Eu, Carollee iniciei o Yoga Kemética há pouco para reequilibrar o emocional em tempos de energias negativas tão intensas. Como tudo na vida, a maestria no aprendizado virá a longo prazo, a princípio cabe conhece-la através de leituras para finalmente se jogar na prática, mesmo que através de aulas ‘on-line’, estou curtindo. Quer saber mais sobre a filosofia Kemética? Sugiro a leitura:

LIVRO: Introdução ao Yoga Kemética de Hernani Francisco da Silva

 

E, aí! Você já conhecia a Yoga Kemética? Descobriu qual a melhor filosofia para manter o seu corpo e mente saudáveis? Me conte nos “comentários” na hora do seu café.

Abraço,

Carollee – colunista e criadora de Carol Society.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *