A influência do Hip-Hop na moda

O Hip-Hop como influenciador de moda não é novidade

Relacionar moda e música é comum no mundo fashion, onde artistas da música fazem o ‘marketing’ da viralização das peças que usamos. Quando falamos de influência da música na moda, o gênero musical Hip-Hop, desde o final da década de 70, teve forte influência no que vestimos, cujo cenário de violência urbana refletia no comportamento social e cultural dos indivíduos da época. O Hip-Hop deu voz à comunidade negra norte-americana através das letras das músicas e através do que vestiam.

Moda Hip-Hop

 

“A moda sempre foi uma parte importante da identidade do Hip-Hop porque ela sempre foi uma parte importante da identidade negra na América” – JENKINS SACHA, diretor do documentário “Fress Dressed”.

Da mesma maneira que o Hip-Hop,  a moda agrega visibilidade e poder de expressão às diversas estéticas afrocentradas inspiradas pelos movimentos de empoderamento black, como exemplo a geração tombamento, afropresentistas, afrofuturistas, entre outros movimentos afrocentrados de extrema importância a dar voz a comunidade negra silenciada por uma sociedade, ainda muito racista.

 

OVERSIZED

Tendência Hip-Hop – peças oversized

Uma das tendências que mais identificam o hip-hop são as peças oversized. Porém, o que muitos não sabem é que os jovens dos subúrbios usavam as peças em tamanhos maiores, pois eram as que herdaram de irmãos, primos ou doações. O crescimento do Hip-Hop  levaram este estilo para a música. As peças oversized foram uma das grandes definições da moda Hip-Hop do início dos anos 90, até o final dos anos 2000, mas que ainda hoje seguimos tendências de moda que seguem essa estética solta e volumosa.

 

BUCKET HAT

Bucket Hat

O ‘bucket hat’ viralizado por participantes do famoso reality global foi uma super trend no último verão, e permanece forte tendência ao outono-inverno 2022, porém a história deste chapéu, é antiga. Popularizado como “chapéu de pescador” era usado por um grupo de artistas como uma maneira de se proteger da chuva, a virada fashion veio nos anos 80, quando o rapper Big Bank Hank of Sugar Hill Gang usou-o em um programa de TV e, assim, gradualmente o “bucket hat” ganhou status de acessório fashionista.

 

TÊNIS

Tênis estilo hip-hop

Criado como calçado exclusivo para a prática de esportes, na década de 1980, com o surgimento da cultura Hip-Hop ligado à popularidade do basquete, tornaram o tênis acessório para o dia a dia, símbolo de status e pertencimento e identidade da cultura negra. Porém, a “cereja do bolo” a popularização deste calçado surgiu da linha de tênis do jogador de basquete Michael Jordan, a “Air Jordan” que desde  seu lançamento em 1985,  é objeto de desejo, até os dias atuais.

LOGOMANIA

Bolsa com a logomarca Louis Vuitton

Tendência que não sai de moda, e usamos até hoje,  desde o seu surgimento nos anos 80, a logomania é a impressão do monograma das marcas nas peças de roupas e acessórios cujo surgimento da trend é no mínimo curioso considerando que o estilista “Dapper Dan”, pioneiro do streetwear, ao gerenciar sua própria boutique, no Harlem, em Nova Iorque, imprimiu ilegalmente a logo de grandes marcas como Gucci, Fendi e Louis Vuitton nas peças de sua loja de maneira que nunca haviam sido feitas,  tornando a estética um sucesso. Logo, artistas de Hip-Hop como Jay-Z, P Diddy e LL Cool J começaram a usar looks totalmente estampados com as logos, fortalecendo de forma irreversível a tendência a logomania, e nem mesmo, após o fechamento da boutique de Dapper, no final dos anos 80, foi capaz de ‘esfriar’ a mania das logos. Portanto, as marcas originais observando o potencial do trend das logomarcas na moda, iniciaram a criação de peças de suas coleções seguindo a mesma estética.

CAMUFLAGEM

Casaco com estampa de camuflagem

O fato de peças com estampas de camuflagem serem facilmente adquiridas em lojas de excedentes do exército, além de serem resistentes e duraram mais, foram muito popularizada como looks de palco de grupos de rap que desejam expressar a luta da vida como uma pessoa negra tornando se  um clássico da moda streetwear e do Hip-Hop ao ser fortalecido pelo uso dessas peças por grandes nomes do movimento hip-hop como  Tupac, Biggie e Das EFX.

 

JOIA PERSONALIZADA — CORRENTE

Joia personalizada e corrente

 

As correntes são um dos principais acessórios do Hip-Hop que surgiram nos anos 90. Usados nos looks do dia a dia, clipes e nos tapetes vermelhos por celebridades do gênero musical, as joias eram personalizadas com o nome do artista ou com as gírias usadas por eles. O uso de colares pesados e exagerados eram uma maneira de demonstrar status, fama e riqueza que combinados com roupas esportivas criavam o clássico visual da moda rapper.

BANDANA

Lenço bandana

Influenciado pela cultura de gangues de Nova Iorque e Los Angeles, o ‘gangsta rap’, subgênero do Hip-Hop ajudou a popularizar a tendência das bandanas, nos anos 90. Durante aquele período existiam três grandes gangues que usavam cores específicas para se caracterizarem. O rapper Tupac era uma dessas pessoas que desfilava sempre com sua bandana azul. Não demorou muito para que a tendência se espalhasse pelo mundo todo, usado como acessório de cabelo.

GRILLZ

GRILLZ – joias para dentes

 

Os polêmicos grillz, joias confeccionadas em ouro, prata ou platina, às vezes com aplicações de pedras preciosas, era usada nos dentes sendo um acessório característico dos gangstas e consagradas como trend no mundo fashion ao serem usadas por celebridades fashionistas como Rihanna, Katy Perry, Madonna e Beyoncé.

O Hip-Hop é de longe um dos gêneros musicais mais importantes socialmente de expressão política, e não somente como representante de um gênero musical. Sua criação data do final dos anos 70, no Bronx, em um cenário de extrema violência urbana e alta criminalidade. Apesar de tantas décadas passadas, é recente o reconhecimento e a valorização do Hip-Hop por outros gêneros e por outras indústrias, fora a musical. Atualmente, ele é tão importante e relevante, que não tem como falarmos da relação de moda e música, sem falarmos do Hip-Hop e do impacto do rap na cultura de massa que moldam gerações e ditam as maiores tendências da atualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *